PDO - Parte 4 - Select com paginação usando a classe mostrada anteriomente

Postado por Paulo Brito em 24 de Outubro de 2010  •  Comentários (0)  • 

Na parte 2 da série de códigos que utilizam PDO mostrei uma classe para manipular uma tabela de produtos. Na parte 3 mostrei como manipular os dados inserindo, editando e removendo.

Agora vou mostrar como fazer para fazer um select com paginação dos dados dessa tabela. Eu criei uma função para fazer a paginação, para isso apenas é necessário chamar a função com vários parâmetros. No início parece muito trabalhoso, mas logo você vai perceber a facilidade de usar. Lembrando que é preciso você usar a estrutura de classe que mostrei na parte 2 da série PDO.

Agora vou mostrar como é o código, para isso vamos dividir ele em três partes.A a terceira parte será apenas para modificar o estilo da paginação. O código também está todo comentando para facilitar a compreensão.

1a Parte: Função que que mostra os números de páginas

Essa função será reutilizada para TODAS as consultas. Por isso que falei que no início pode parecer complicado, mas logo depois você vai ver como vai facilitar a sua vida, pois você sempre vai fazer a mesma configuração independente dos dados que você queira mostrar, basta criar a classe como mostrado na parte 2 da série PDO.


2a Parte: Passar os parâmetros necessários para a função

Nessa parte iremos configurar TODOS os parâmetros para fazer uma consulta paginada. Depois iremos fazer o select propriamente dito. Por último vamos chamar a função que vai mostrar os números das páginas.

3a Parte: Estilo CSS

Aqui você pode modificar o estilo css da sua paginação como você queira.


  • Download
  • Código fonte
  • Comentar
  • Comentários
blog comments powered by Disqus

Comentários ir para topo

Código fonte ir para topo