Correção automática de códigos - CAC 1.0

Postado por Paulo Brito em 24 de Outubro de 2010  •  Comentários (0)  • 

Isso é mais que um código pronto, é um projeto com o objetivo de auxiliar professores que trabalham em disciplinas que exigem a correção de códigos.

A necessidade de implementação de um projeto como esse foi devido a grande quantidade de alunos matriculados nas matérias do curso de Ciência e Tecnologia.

Foi necessário procurar novas maneiras de economizar tempo nas correções dos códigos, pois a cada duas semanas seriam vários e vários códigos. Se fosse possível economizar esse tempo, poderia ser feito um trabalho melhor, poderiamos gastar mais tempo no planejamento de aulas, pesquisas e etc.

O projeto consiste em cadastrar os alunos que terão acesso ao sistema. Nesse sistema estará dísponivel os problemas(atividades) que os alunos devem fazer.

O professor precisa cadastrar cada problema(atividade) no sistema com sua descrição, um arquivo de solução(gabarito) e as entradas que irão gerar uma saída.

Quando o aluno submete um código fonte, o CAC automaticamente compila esse programa. Depois executa o programa compilado com as entradas cadastradas.

A saída do programa é salva e comparada com o arquivo de solução(gabarito). Caso seje igual o código do aluno é considerado correto, caso contrário é considerado incorreto.

Como a comparação é feita apenas comparando dois textos, é importante que os valores de entrada que serão testados no programa seja mantido em SIGILO. Pois caso os alunos conheçam podem burlar o programa apenas dando um "echo" com a resposta esperada.

Em um primeiro momento parece complicado entender como funciona, para uma melhor compreensão é aconselhável ler o arquivo "help.html" que vem dentro do arquivo compactado.

Caso queira visualizar o help basta entrar no seguinte endereço:
http://www.codigopronto.com.br/cac

Nele você pode encontrar exemplos de como criar problemas que serão corrigidos automáticamente.

Espero que isso ajude outras pessoas. Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato.


  • Download
  • Comentar
  • Comentários
blog comments powered by Disqus

Comentários ir para topo

Código fonte ir para topo