Variáveis globais

Postado por Samuel Lima em 19 de Abril de 2015  •  Comentários (0)  • 

Em algumas ocasiões um programa em C pode exigir o uso de uma variável global, que como sabemos estas variáveis podem ser usadas por todo o programa, em qualquer bloco de código. Estas variáveis estão áptas a manter seus valores enquanto o programa estiver sendo executado.
Para criar uma variável global, basta declará-la fora de todas as funções do programa, de preferência no início, sendo que sua declaração pode ser feita antes da função main(); desde que não seja usada em alguma função do programa.
Devemos evitar que o nome de uma variável global seja o mesmo que de uma local, evitando assim conflitos entre as duas onde a referência se dará a variável local anulando os efeitos da global.
Já que variáveis globais ocupam espaços na memória durante todo tempo em que o programa está em execução, elas devem ser evitadas, isto torna um desperdício de memória inútil, procure sempre substituir por uma local se possível.
Más o prograama aqui proposto traz praticamente uma novidade, inicializei um vetor de ponteiro para char na função copia_valores ( ); e
fiz a cópia no vetor de ponteiro char *str [ 10 ]; que foi declarado como global, fiz o mesmo com o vetor de inteiro Vet [ 10 ]; também declarado nesta mesma função, fazendo a cópia no vetor global de inteiros, de nome
Vetor [ 10 ]. Note que o procedimento normal seria passá-los como parâmetros para a função repr_matriz ( ); onde serão imprimidos por printf(); esta alternativa é bem válida principalmente quando já temos uma função com vários parâmetros e precisamos passar outros valores, vindo tornar o código mais complicado.

Tags: C/C++ |

  • Download
  • Comentar
  • Comentários
blog comments powered by Disqus

Comentários ir para topo

Código fonte ir para topo